O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), em parceria com o HUB Brasil Export, realizou sua 1ª Oficina de Inovação com o objetivo de desenvolver soluções estratégicas voltadas para os setores portuário, hidroviário e de aviação civil. A oficina, conduzida por Karina Martins, Diretora Executiva do HUB Brasil Export, marcou o início de um projeto inovador dentro do MPOR, liderado por Tetsu Koike, Diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPOR.
A oficina teve como foco a construção de dois projetos principais: o Sandbox Regulatório e a Plataforma Virtual. O evento trouxe uma abordagem inovadora para dentro do setor público, utilizando metodologias como o design thinking, que se concentra nas necessidades das pessoas e integra as possibilidades tecnológicas às estratégias de sucesso dos negócios. Karina Martins destacou a importância dessa abordagem: “O Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas para inovação, que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios.” Essa metodologia foi aplicada para explorar as melhores soluções e ideias para cada um dos projetos.
Inovação no setor público
Ao trazer a inovação para o MPOR, o diretor Tetsu Koike reforçou que o conceito de inovação no setor público vai além da tecnologia. “Inovar é introduzir novidades ou aperfeiçoamentos que resultem em agregação de valor público, modificando aspectos do conjunto da sociedade ou de grupos específicos que são legítimos destinatários dos bens e serviços públicos. Nossa missão nesta parceria com o HUB Brasil Export é conceber, desenvolver e prover diretrizes e condições para que tanto o MPOR quanto os stakeholders dos setores regulados possam inovar. Isso também é inovação no setor público!”, afirmou.
Plataforma virtual
A Plataforma Virtual será um espaço digital que conecta entidades públicas e privadas, facilitando a cooperação em projetos de inovação voltados ao desenvolvimento sustentável dos setores de infraestrutura, logística e comércio exterior. O projeto foi planejado para facilitar parcerias estratégicas, permitindo que empresas dos setores citados se conectem a startups que oferecem soluções tecnológicas inovadoras. A plataforma permitirá o cadastro de desafios enfrentados pelas empresas e a busca por soluções adequadas oferecidas por startups, acelerando a inovação e promovendo o crescimento sustentável.
Sandbox regulatório
Outro ponto central da oficina foi o desenvolvimento do Sandbox Regulatório, um ambiente controlado para testar e validar novas regulamentações e tecnologias antes de sua implementação oficial. Esse modelo permitirá que empresas do setor operem sob regras diferenciadas por um período determinado, possibilitando a experimentação de inovações e o aperfeiçoamento normativo. Tetsu Koike reforçou que o Sandbox Regulatório permitirá uma colaboração ainda mais próxima entre o público e o privado, trazendo mais agilidade e segurança na elaboração de novas normas, fortalecendo a regulação nos setores portuário, hidroviário e de aviação civil.
Resultados e próximos passos
As ferramentas aplicadas durante a oficina, como o Círculo Dourado, o Blueprint e o Mapa Conceitual, ajudaram a equipe do MPOR a estruturar e priorizar as principais funcionalidades de cada solução. A oficina levantou questões relevantes, como governança, segurança de dados, e conectividade, que serão fundamentais para o sucesso das implementações. Além disso, desafios como a viabilidade financeira para startups e a aceitação da comunidade também foram destacados.
Os resultados dessa oficina serão usados como base para o desenvolvimento final das soluções, de acordo com o Termo de Cooperação assinado entre o MPOR e o HUB Brasil Export. A expectativa é que tanto o Sandbox Regulatório quanto a Plataforma Virtual fortaleçam a inovação e a colaboração no setor público, com impactos positivos para toda a cadeia logística do país.
Confira mais informações sobre o HUB Brasil Export